Projeto - Higiene e Alimentação Saudável

Escola Sonho Meu - Projeto - Higiene e  Alimentação Saudável

Escola Sonho Meu
Projeto - Higiene e Alimentação Saudável

Apresentação: Trabalhar a Higiene e alimentação saudável com os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Sonho Meu.

JUSTIFICATIVA
Na infância, os alunos podem verificar que, sob orientação de um adulto, são capazes de cuidar da sua higiene e adquirir o hábito de uma alimentação saudável. É na infância que se dá inicio a tomada de consciência acerca do esquema geral do corpo. Desde pequenos ouve-se que tem de comer muitas frutas, verduras e legumes, para crescer forte e saudável. Sentindo a necessidade de estimular os alunos de uma forma lúdica e atraente, foi elaborado este projeto a respeito do assunto com mais clareza, que a higiene e a alimentação saudável de uma criança podem garantir um bom desenvolvimento físico e cognitivo.
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida. A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
Neste contexto, pretende-se trabalhar aspectos que envolvem a formação a cerca da higiene e da alimentação das crianças.

OBJETIVO GERAL
Ensinar hábitos e práticas de higiene para as crianças incentivando-as a conhecer e a cuidar do próprio corpo, promovendo o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Ensinar as crianças a identificar as partes do corpo;
• Ensinar e estimular os hábitos de higiene pessoal;
• Demonstrar a importância dos cuidados com o corpo e da higiene para a saúde;
• Favorecer a auto-estima da criança;
• Incentivar hábitos de higiene na alimentação;
• Identificar e promover a utilização dos objetos de higiene pessoal.
• Verificar a alimentação da família, analisando as hipóteses feitas sobre o assunto;
• Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
• Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado com a higiene;
• Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
• Valorizar o momento reservado à alimentação, incentivando os alunos a comerem o lanche oferecido pela escola.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (AÇÕES)
- Serão apresentadas músicas (expressão corporal) e histórias para conhecimento do próprio corpo, da higiene corporal e alimentação saudável.
- Os alunos participarão de atividades de pintura e manuseio de objetos de higiene pessoal (sabonete, creme dental e xampu).
- Os alunos assistirão vídeos sobre higiene e alimentação saudável.
- Será realizado um teatro com fantoches.
- Durante o projeto há momentos de conversa sobre o tema, com a participação da turma.
- Conversa e registro (desenho e pintura) sobre a alimentação preferida das crianças e dos alimentos mais consumidos na família;
- Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;
- Análise das obras do pintor Giuseppe Arcimboldo, que utilizou frutas, verduras e legumes na construção das suas obras;
- Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável;
- Palestra com uma nutricionista e dentista;
- Trabalho realizado pela equipe da saúde do setor 09 (palestra, teatro de fantoche, musica);
- Visita a feira;
- As crianças irão trazer de casa várias frutas e será feita uma salada de frutas para degustação.

Fase 1: Histórias e conversas
• Contar história sobre higiene e alimentação saudável.
• Conversar com as crianças sobre a importância de tomar banho, pentear e cuidar dos cabelos, usar roupas limpas, lavar as mãos ao usar o banheiro e antes das refeições, escovar os dentes, ter preferências por certos alimentos, etc.. Verificar através da conversa, os conhecimentos prévios dos alunos e os conceitos apreendidos.

Fase 2: Músicas e poesias
• Apresentação de músicas e poesias sobre o tema;
• Brincar com as crianças para ensinar a utilizar adequadamente os objetos de higiene pessoal (escova de dente, sabonete, toalha, escova de cabelo, etc.)

Fase 3: Vídeos e atividades
• Exibição de vídeos relacionados ao tema.
• Explicar a importância dos hábitos de higiene e de uma boa alimentação para a saúde e aparência.
• Pedir que os alunos identifiquem e coloram desenhos que envolvam objetos de higiene pessoal e de alimentação saudável.

Fase 4: Teatro de fantoches e palestra
• Teatro de fantoches sobre higiene pessoal e alimentação saudável.
• Conversar com os alunos sobre o tema, a fim de verificar a construção do conhecimento e a assimilação dos conceitos estabelecidos.
• Palestra com a nutricionista e dentista.
• Trabalho realizado pela equipe de saúde do setor 09.

RECURSOS
- Folhas de papel
- Giz de cera e lápis de cor
- Objetos de higiene pessoal
- Fantoches
- Livros de histórias infantis
- Músicas
- Vídeos
- Data Show
- Aparelho de som


AVALIAÇÃO/ RESULTADOS
A avaliação será contínua, visando verificar o desenvolvimento da aprendizagem e formação infantil. Os alunos se posicionarão sobre o projeto, registrando em relatos (desenhos e escrita dos alunos) e também através de relatório organizado pelas orientadoras.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- MARTINS, Rosicler. Vida e Alimento. São Paulo: Moderna, 1993.
- Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável.
- PINTO, Gerusa Rodrigues; LIMA, Regina Célia Villaça. O dia-a-dia do Professor - A Pedagogia de Projetos. Belo Horizonte: Fapi, 2000.
- GARCIA, Osório. Coleção vivendo melhor. Belo horizonte: Fabi, 2002.
- ROCHA, Robson. Coleção Descobertas. Belo horizonte: Fabi, 2009.

Clique Aqui!!

1 Pessoas Comentou! Comente você Tambem.:

Anônimo

Esse Prjoeto vai servir de subsídios em minhas aulas de educação física e ensino fundamental II

Postar um comentário

Lei Antes de Comentar:
Seu comentario e sempre Bem Vindo!
Fique a vontade para opinar, Comentar, se expressar! o espaço e seu!
Esperamos que você tenha Gostado do site!
Equipe Sonho Meu Agrade-se

Página Anterior Próxima Página Home